quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tintas Caseiras


Tintas Caseiras

Não deve haver criança no mundo que não goste de, com pincel na mão, escolher e misturar inúmeras cores de tinta numa enorme folha de papel, para no final mostrar, com orgulho, a sua pequena obra de arte! Da próxima vez que quiser entreter as crianças com uma atividade de pintura, porque não começar por fazer as vossas próprias tintas?

O que precisa para fazer tintas caseiras

Antes de começar a confeccionar as tintas caseiras, reúna os seguintes materiais e ingredientes:

    3 colheres de chá de açúcar
    ½ colher de chá de sal
    2 copos de água
    ½ copo de amido de milho
    Corantes alimentares diversos
    Pequenos frascos de vidro com tampa

Como fazer tintas caseiras

Junte o açúcar, sal, amido de milho e água numa pequena panela e leve a lume brando, misturando bem até se formar uma mistura espessa. Desligue e deixe arrefecer. Uma vez fria, distribua a mistura pelos diferentes frascos de vidro, adicione os corantes alimentares para obter as cores desejadas e agite bem para obter uma tonalidade homogênea. A própria confecção da tinta é uma atividade que pode também envolver as crianças que, para além de gostarem muito de ajudar os adultos, gostam particularmente de ajudar na cozinha!

Como criar tintas de cores diferentes

Tal como a massinha feita em casa, também as tintas caseiras podem ser pintadas de mil e uma cores! Utilize esta tabela de forma a misturar os corantes alimentares necessários para obter uma enorme variedade de cores e assim aumentar a coleção de tintas caseiras com as quais as crianças vão poder dar largas à imaginação!

    Tinta verde: corante alimentar azul + amarelo
    Tinta castanha: corante alimentar vermelho + verde
    Tinta cor-de-laranja: corante alimentar vermelho + amarelo
    Tinta púrpura: corante alimentar vermelho + azul
    Tinta turquesa: corante alimentar azul + verde
    Tinta dourada: corante alimentar amarelo + cor-de-laranja + vermelho
    Tinta prateada/cinzenta: corante alimentar preto + azul
    Tinta cobre: corante alimentar vermelho + amarelo + castanho

Imagine a alegria das crianças quando virem que a mãe, o pai ou ambos sabem fazer tintas para pintar? E que essas tintas são para elas?!

Como preservar as tintas caseiras

Para evitar a decepção da criança quando, na próxima vez que quiser pintar um desenho, verificar que as tintas estão secas, tenha especial cuidado com a arrumação dos frascos. Para além de os manter fora do alcance das crianças, verifique que estas estão bem fechadas. Saiba ainda que, devido aos seus ingredientes, esta tinta também pode ser usada para pintar com os dedos/mãos e não é perigosa se ingerida, por isso, é aconselhada a crianças mais pequenas também. Boas pinturas!

Fonte: Sou da Promessa.



Nenhum comentário: