segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mel ajuda a melhorar tosse noturna em crianças, diz pesquisa

Segundo israelenses, alimento pode acabar com o desconforto

Mel ajuda a melhorar tosse noturna em crianças, diz pesquisa

“Dá uma colherzinha de mel que a tosse passa”. Você talvez já tenha escutado essa frase, seja da boca da sua avó, de seus pais, ou então, lendo algo sobre o assunto, não é? Uma pesquisa realizada por pediatras israelenses acaba de afirmar que o alimento é, de fato, um grande aliado para o desconforto da tosse noturna em crianças.
O estudo publicado na revista científica Pediatrics analisou 300 crianças, entre 1 e 5 anos. Elas foram divididas em quatro grupos. Os três primeiros receberam diferentes tipos de mel e o quarto recebeu um placebo com a mesma cor e consistência.
Os pais dos participantes responderam a um questionário sobre a tosse dos filhos um dia antes e um dia depois de oferecer o produto. A conclusão dos pesquisadores foi a de que as crianças que consumiram mel apresentaram melhora da tosse noturna e menos dificuldade para dormir.
Embora a descoberta seja animadora, vale lembrar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta sobre a restrição do consumo do mel até 1 ano de idade. A preocupação é porque o produto pode estar contaminado em esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo, doença que atinge os nervos e os músculos.
 
Fonte: daquidali - Aurora Aguiar


Nenhum comentário: