quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tintas Caseiras


Tintas Caseiras

Não deve haver criança no mundo que não goste de, com pincel na mão, escolher e misturar inúmeras cores de tinta numa enorme folha de papel, para no final mostrar, com orgulho, a sua pequena obra de arte! Da próxima vez que quiser entreter as crianças com uma atividade de pintura, porque não começar por fazer as vossas próprias tintas?

O que precisa para fazer tintas caseiras

Antes de começar a confeccionar as tintas caseiras, reúna os seguintes materiais e ingredientes:

    3 colheres de chá de açúcar
    ½ colher de chá de sal
    2 copos de água
    ½ copo de amido de milho
    Corantes alimentares diversos
    Pequenos frascos de vidro com tampa

Como fazer tintas caseiras

Junte o açúcar, sal, amido de milho e água numa pequena panela e leve a lume brando, misturando bem até se formar uma mistura espessa. Desligue e deixe arrefecer. Uma vez fria, distribua a mistura pelos diferentes frascos de vidro, adicione os corantes alimentares para obter as cores desejadas e agite bem para obter uma tonalidade homogênea. A própria confecção da tinta é uma atividade que pode também envolver as crianças que, para além de gostarem muito de ajudar os adultos, gostam particularmente de ajudar na cozinha!

Como criar tintas de cores diferentes

Tal como a massinha feita em casa, também as tintas caseiras podem ser pintadas de mil e uma cores! Utilize esta tabela de forma a misturar os corantes alimentares necessários para obter uma enorme variedade de cores e assim aumentar a coleção de tintas caseiras com as quais as crianças vão poder dar largas à imaginação!

    Tinta verde: corante alimentar azul + amarelo
    Tinta castanha: corante alimentar vermelho + verde
    Tinta cor-de-laranja: corante alimentar vermelho + amarelo
    Tinta púrpura: corante alimentar vermelho + azul
    Tinta turquesa: corante alimentar azul + verde
    Tinta dourada: corante alimentar amarelo + cor-de-laranja + vermelho
    Tinta prateada/cinzenta: corante alimentar preto + azul
    Tinta cobre: corante alimentar vermelho + amarelo + castanho

Imagine a alegria das crianças quando virem que a mãe, o pai ou ambos sabem fazer tintas para pintar? E que essas tintas são para elas?!

Como preservar as tintas caseiras

Para evitar a decepção da criança quando, na próxima vez que quiser pintar um desenho, verificar que as tintas estão secas, tenha especial cuidado com a arrumação dos frascos. Para além de os manter fora do alcance das crianças, verifique que estas estão bem fechadas. Saiba ainda que, devido aos seus ingredientes, esta tinta também pode ser usada para pintar com os dedos/mãos e não é perigosa se ingerida, por isso, é aconselhada a crianças mais pequenas também. Boas pinturas!

Fonte: Sou da Promessa.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estojo em feltro – Nada de costura


Estojo EVA


Essa é a ideia que trago hoje, um estojo em feltro, sem qualquer tipo de costura, para fazermos quantos quisermos. Pode ser um para os lápis de cor, outro para as canetas hidrocor e também para o giz de cera. 



Material necessário

  • Feltro
  • Fita
  • Tesoura ou estilete
  • Linha
  • Agulha

Modo de fazer o estojo em feltro
Passo 1

Passo 2

Passo 3

Para um estojo de lápis de cor convencional, corte um retângulo em feltro de mais ou menos 40cm de largura x 20 cm de altura, e com um estilete ou tesoura corte 6 linhas de 25 cm de largura x 2 cm de altura. Posicione a fita na lateral, bem no centro e faça um ponto para prendê-la. Depois é só encaixar os lápis, fechar o estojo com a fita e dar um laço.

Fonte: Revista Artesanato
Camila Albuquerque
Artesã, colunista do blog Revista Artesanato e editora do site Atelier Cherry.

Lindo balde revestido com tecido – organize a sua casa



Lata decorada com tecido

Está precisando de algo para ajudar a organizar a casa? A dica de hoje é para você! Veja esse lindo balde decorado com tecido, super fácil de fazer. Ideal para ajudar a organizar a casa, podendo ser usado para guardar objetos e diversos outros fins. E para fazer você não vai gastar nem dez minutos, além de se divertir bastante com esse trabalho lindo.

Material necessário o balde

Material necessário

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Afinal, qual é o melhor jeito de passar delineador?

Apesar de ser uma tendência forte de maquiagem, muitas mulheres ainda não sabem usar o delineador corretamente. 

Make do desfile de André Lima/Foto: Reprodução


5 truques para passar delineador:
1. Uma boa dica para acertar no delineador é, antes de tudo, fazer um traço nos olhos com um lápis branco ou um lápis de sobrancelha. Versões mais claras dão precisão e são fáceis de apagar, caso você precise acertar com cotonete e demaquilante. Daí, assim, que os dois lados estiverem exatamente iguais, aplique o delineador por cima.
2. Você também pode fazer o esboço com sombra marrom e pincel chanfrado. Essa será a sua linha guia na hora de aplicar o produto. Daí, com o delineador, comece fazendo o “rabinho”, de fora para dentro, até a metade. Complete o desenho fazendo o contorno do canto interno até o centro dos olhos.
O beauty artist Robert Stevão assinou o make de André Lima/Foto: Lua Wagner
3. Ao invés de esticar a pálpebra com o dedo, levante o nariz e o queixo e olhe para baixo na frente do espelho. Dessa maneira, você consegue enxergar melhor o que está fazendo e o traço não fica enrugado.
4. Faça o traço com delineador de fora para dentro. Para igualar os lados e moldar o “gatinho” use um cotonete embebido no demaquilante e vá limpando as laterais do olho, até acertar tudo.
5. Quer criar exatamente o mesmo efeito de um delineador comum? O segredo é primeiro umedecer um pincel chanfrado (aquele com as cerdas cortadas na diagonal). Em seguida, encoste-o na sombra e faça o traço normalmente.
Fonte: Marie Claire.

Chiclete que hidrata a pele

Sim! O chiclete da beleza, apresentado no Congresso Internacional Consulfarma, que aconteceu em julho, promete deixar a pele mais bonita e com viço, além de fortalecer as unhas e o cabelo. O segredo?




Tudo isso graças ao sílicio orgânico puro (cerca de 10 mg) presente em sua formulação, um dos mais importantes componentes para a beleza da pele. Com alta absorção, ele é capaz de melhorar as rugas, a hidratação e fazer com que as unhas e os cabelos se tornem mais fortes. Para ter todos estes benefícios, é só mascar um chiclete ao dia, sem contraindicações nem efeitos colaterais. A formulação ainda é livre de açúcar, para que não faça mal nem à pele e nem à saúde, como os chicletes comuns.
Gostou e quer experimentar? É só bater um papo com o seu médico e levar a receita em uma farmácia de manipulação. Ah, e tem vários sabores: canela, hortelã, tutti-frutti…
Eu ainda não experimentei o chiclete, mas vale a dica, né?
Fonte: Marie Claire