Com bolachas e torradas no café da manhã ou acompanhando o chá da tarde. Como recheio de bolos e rocamboles. Como cobertura de tortas. As geléias de fruta têm muitos usos na culinária. Seu preparo é simples: fruta e açúcar. O que dá o ponto às geléias é a pectina substância que todas as frutas contêm, em maior ou menor quantidade e que determina a quantidade de açúcar que deve ser utilizada e o tempo de apuração. Para saber se a geléia já está no ponto, coloque um pouco sobre um prato, espere esfriar. Estará no ponto se a geléia não espalhar.
É bom aproveitar a temporada de cada fruta e preparar geléias para o ano inteiro. Para conservar bem, acondicione em vidros esterilizados com água fervendo e bem tampados. Depois de abertos, guarde na geladeira. Se for guardar fora da geladeira, é preciso utilizar vidros próprios para conservas. Depois de bem fechados, coloque os vidros em água fria, leve ao fogo e ferva por meia hora. Deixe esfriar na água.
Podemos também preparar geléias com as cascas e caroços que tiramos das frutas para fazer compota: pêssego, goiaba, maçãs, pêras, etc. Ficam ótimas!
Aqui vai a receita fácil que eu sempre preparo:
Geléia de Morango
Ingredientes
1 quilo de morangos.
½ quilo de açúcar.
Modo de preparar
1. Lave bem os morangos e deixe-os de molho na água limpa por meia hora.
2. Escorra, corte em fatias e misture bem com o açúcar.
3. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até ficar no ponto.
4. Deixe esfriar na panela e acondicione em vidros.
Fica uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário